clique na seta para continuar |
holopinturas
As holopinturas são hologramas de reflexão multicoloridos e estão agrupadas em séries: paisagens de luz, faces e hologeometrias, tendo sido desenvolvidas de modo a explorar um tema em diferentes composições. Nestes hologramas é explorada a cor e a forma.
A maior parte dos hologramas de reflexão, reconstituídos com uma fonte de luz branca são monocromáticos. A cor é basicamente idêntica ao comprimento de onda do laser com que foi registado, ou condicionada pelo tipo de processamento usado, isto é, dentro dos limites permitidos pelos reveladores e branqueadores utilizados. Nos hologramas de reflexão multicoloridos, a cor é obtida pelo pré-inchamento da emulsão com uma solução de trietanolamina, em diferentes concentrações.
cor e forma
Em holografia as cores são puras, brilhantes, claras, saturadas e permitem estabelecer relações espaciais, ligadas por linhas e formas. A variação do ângulo da luz incidente faz com que a cor reconstruída se altere e assim permita uma dinâmica visual resultante da representação simultânea de diferentes aspectos plásticos das imagens registadas.
Nas suas diversas combinações, nas suas subtis mutações, as cores podem libertar-se do desenho, extravasar a forma, adquirir profundidade ou leveza, aproximar-se ou afastar-se, como se tivessem vida própria.
No caso da forma, a imagem holográfica do objecto é exactamente igual ao objecto real, pois é o registo de toda a informação contida na luz, no momento do seu registo. No entanto, o artista pode produzir hologramas em que a imagem pode ser abstracta.
paisagens de luz faces hologeometrias
|