clique na seta para continuar

tipos de hologramas

Existem diversos tipos de holografia, consoante as técnicas holográficas utilizadas. Em holografia de reflexão a iluminação e visualização são feitas do mesmo lado do holograma. Em holografia de transmissão são feitas de lados opostos.



holografia de reflexão

No registo de hologramas de reflexão, ou hologramas Denisyuk, o feixe referência e o feixe objecto incidem na placa holográfica de lados opostos.


fig.1: diagrama da montagem experimental para um holograma de reflexão de feixe simples
Fig. 1: Diagrama da montagem experimental para um holograma de reflexão de feixe simples.


O registo é efectuado colocando o objecto o mais próximo possível da placa holográfica; a luz que é reflectida pelo objecto ao atravessar o filme transparente (feixe objecto) vai interferir com o feixe referência que incide directamente na placa holográfica.
Quando é necessário iluminar um objecto mais complexo, um único feixe de luz é insuficiente para se obterem resultados adequados.

Estes hologramas têm a vantagem de serem visualizados com luz branca (lâmpada incandescente comum ou luz solar).
A sua visualização é feita com o observador e a fonte de luz situados no mesmo lado do filme.




holografia de transmissão
No registo de hologramas de transmissão, o feixe referência e o feixe objecto incidem na placa holográfica do mesmo lado.



Fig. 2: Diagrama esquemático de uma montagem experimental para o registo de um holograma de transmissão de feixe simples.
Fig. 2: Diagrama da montagem experimental para um holograma de transmissão de feixe simples.


O padrão de interferência que armazena a informação do objecto é criado com a luz reflectida pelo objecto e a parte do feixe de luz que atinge directamente a placa holográfica.
Os hologramas de transmissão deste tipo apenas são visíveis utilizando o mesmo tipo de iluminação de registo (luz laser), o que é uma limitação quando comparados com os hologramas de reflexão.
O holograma de transmissão com feixe simples foi a primeira montagem funcional para a execução de um holograma. Ele foi desenvolvido por Emmett Leith e Juris Upatnieks na Universidade de Michigan entre 1962 e 1964.

A sua visualização é feita com o observador e a fonte de luz situados de lados opostos do filme.






princípio holográfico
tipos de hologramas
história da holografia
trabalho prático
Multicolour holography [Artigo Científico]
aplicações da holografia


anteriorseguinte