Manipulação da emulsão


Para se obterem hologramas multicoloridos é necessário proceder a um pré inchamento (preswelling) da emulsão (altera-se a espessura da emulsão, e assim, os comprimentos de onda).
Para isso, é necessário mergulhar a placa, no todo ou em partes, em diferentes concentrações de produtos químicos, sendo a substância mais usada neste procedimento a Trietanolamina (TEA).


Slavich PFG-01 
Tempo banho /(min)
Concent. de TEA /( %)
l /(nm)
Cor
2.5
0 (*)
430
Vermelho
2.5
1.5
610
Laranja
2.5
2
595
Violeta
2.5
3.5
555
Verde Amarelado
2.5
5
540
Verde
2.5
9
520
Ciano
2.5
10
460
Azul
2.5
13.5
635
Amarelo
(*) - apenas se utiliza água e agepon.

Quadro I:
Cor obtida em função da concentração de TEA utilizada para as placas holográficas Slavich PFG-01.


A emulsão foi pintada com diferentes concentrações, cada uma para seu comprimento de onda, como se fossem tintas invisíveis.

Nota: Além da TEA, também a água, a que se adicionam umas gotas de sabão (wetting agent) para que se espalhe mais uniformemente, tem um papel importante neste procedimento.




Fig.1- Frascos com soluções de TEA e parte dos instrumentos de trabalho necessários à manipulação da emulsão.




Depois de mergulhar ou pintar a emulsão, é necessário escorrer a placa com um rodo (squeegee) de borracha, de maneira a não danificar a emulsão, deixar secar e limpar muito bem o vidro da placa antes de a expor à luz. Todas estas operações têm de ser feitas às escuras, ou com o auxílio de uma luz de segurança, de baixa intensidade, de cor verde, cor a que a emulsão usada não é sensível.