holografia
Neste espaço pretende-se divulgar e explorar a holografia, dando-se maior relevo à sua vertente artística. Pretende-se que o utilizador conheça alguns hologramas artísticos e possa recriar virtualmente as composições, cores ou formas que neles aparecem e seja motivado para saber mais sobre esta tecnologia de registo, que envolve a arte e a ciência.
Holografia significa o registo do todo - do grego “holos” (todo) e “grafia” (registo). A imagem holográfica é um registo de luz coerente e qualquer objecto registado holograficamente é imaterial. Sem luz não se pode registar o holograma; sem luz no ângulo apropriado não se pode ver a imagem existente no holograma.
Os hologramas apresentados são de transmissão e de reflexão multicoloridos. Estão agrupados em “memórias”, "holopinturas" e "instalação holográfica" .
holografia artística
A abordagem criativa da holografia tem permitido a diversificação da linguagem expressiva em vários domínios, não apenas documentais, mas também imaginativos. A segunda e terceira dimensões, o espaço-tempo, o movimento, a cor, formas reais e abstractas, são alguns dos elementos explorados de maneira individualizada por cada artista hológrafo.
Em holografia as imagens, desmaterializadas, podem entender-se num movimento contínuo ou descontínuo, mudando em função de diferentes pontos de vista. A percepção das cores e do espaço de um holograma faz-se em planos que podem destacar-se do suporte ou alterar-se. Apresentam transparências e atmosferas multicoloridas continuamente mutáveis, permitindo construir e desconstruir composições diferentes à medida que o observador muda de posição e ocupa diferentes pontos de vista.
|