Controle das cores


O controle das cores está relacionado com a tecnologia holográfica, com a técnica usada para pintar e escorrer a emulsão, mas também com a temperatura ambiente, das soluções e dos banhos de processamento e também do tipo de processadores químicos usados. Além disso, as variações da humidade do ar existentes entre o momento do registo do holograma e dos lugares onde o holograma vai ser exibido, afectam a cor obtida.
Para se obterem as cores espectrais, é apenas necessária uma única exposição. Mas, quando se pretende uma cor não espectral, como o magenta, ou rosas, isso só é possível expondo uma mesma zona da placa mais do que uma vez.
A diversidade das cores dos hologramas foi conseguida através da pintura directa sobre a emulsão com soluções apropriadas à sua obtenção. Deste modo, a expressividade do gesto e da mancha é preservada, permitindo assim que cada holograma seja diferente dos outros e irrepetível.
Esta maneira de trabalhar, permite que, pela primeira vez, trabalhos com características de obra única se possam obter em holografia, abrindo novas perspectivas à Holografia Criativa.




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As cores espectrais primárias obtêm-se apenas com uma exposição, bem como todas as cores resultantes de mistura de duas primárias, excepto o Magenta. Para se obter esta cor, é necessário proceder a uma dupla exposição. Também o Amarelo e o Ciano se podem obter por dupla exposição. Estas cores serão vistas quando os dois grupos de franjas das cores primárias que as compõem, estiverem sobrepostos. O Branco, mistura das três primárias, aparecerá quando estiverem sobrepostos os três grupos de franjas, resultantes de uma tripla exposição.
Observou-se que estes hologramas exigem, para a sua leitura, um maior rigor no ângulo de iluminação, o que se compreende, já que se trata de cores compostas.